quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O VALOR É UM CONCEITO, CARREGADO DE MORAL, SOCIALMENTE APRENDIDO...


Todo mundo sabe que o cérebro governa nossas vidas em todos os sentidos. É ele quem avalia desde se está faltando água em nosso organismo (e nesse caso nos avisa através de uma sensação chamada “sede”) até se a roupa que estamos usando é adequada ou não para o nosso sexo.

Processos desencadeados pelo cérebro como “sede” (ou fome, quando começa a faltar combustível para o nosso organismo) são mecanismos de regulação natural, indispensáveis ao funcionamento do nosso corpo.
Existem incontáveis processos naturais de regulação do nosso corpo que são permanentemente monitorados e controlados pelo cérebro, sendo que a maioria deles nos passam absolutamente desapercebidos. É o caso do tipo e da quantidade de elementos tóxicos que o meu fígado está processando neste exato momento. Eu não tenho nenhuma consciência de que isso está ocorrendo, eu não desejo nem deixo de desejar que isso ocorra, isso ocorre totalmente fora da minha “vontade consciente”.
A grosso modo, os mecanismos de regulação natural do meu organismo operam de modo autônomo, independente da minha vontade. Esses mecanismos de regulação natural do meu organismo não tiveram que ser “aprendidos”, nem pelo meu corpo, nem pelo meu cérebro: -nasceram comigo, são equipamento original de fábrica.

Entretanto, há inúmeras outros processos de regulação da minha existência nos quais o cérebro atua de maneira nada natural. Por exemplo, o mecanismo cerebral que “avalia” o grau de adequação da roupa que estou usando relativamente ao meu sexo, está longe de ser um processo natural: -não nasceu comigo, não veio “de fábrica”, teve de ser aprendido através do longo convívio com o meu grupo social de referência.

Meu cérebro avaliará a adequação do meu vestuário ao meu sexo não em função de um mecanismo natural, inato, que determina que “calça” é para homem e “saia” é para mulher, mas em função de um CONCEITO SOCIALMENTE APRENDIDO – no caso o conceito de gênero, masculino ou feminino, que na maior parte das sociedades humanas sempre esteve de uma forma ou de outra muito atrelado à função sexual, mecanismo absolutamente natural em todo indivíduo.

Quando se trata da sede, o cérebro “sabe”, de fábrica, qual é a quantidade mínima necessária para o funcionamento e equilíbrio do organismo e busca de todas as formas coordenar operações orgânicas para manter esse equilíbrio, independentemente da nossa vontade. Isso é o que chamamos de HOMEOSTASE, ou a propriedade do cérebro de buscar e manter o organismo em equilíbrio dinâmico com o meio ambiente em que se encontra.

Quando se trata da roupa que estou usando, o meu cérebro não traz nenhum registro de fábrica a esse respeito. É por isso que uma criança que ainda não foi socializada, ou seja, que ainda não introjetou os CONCEITOS, REGRAS, VALORES, TRADIÇÕES, CRENÇAS e COSTUMES do grupo social onde nasceu e está sendo criada, pouco se importa se a roupa que está usando é reservada ao gênero masculino ou feminino. Entretanto, depois que a criança for socializada, basicamente à altura dos 7-8 anos, essa questão, absolutamente sem nenhuma importância para a manutenção da homeostase do organismo, para o se funcionamento adequado, vai se tornar um ponto muito importante, tão ou mais importante do que a sede, e acabará se tornando uma das principais questões existenciais na vida do individuo adulto.

Em nossa cultura, para uma pessoa identificada como do gênero masculino, vestir uma saia ou outra indumentária “reservada” com o gênero feminino poderá ser uma tortura tão grande que até hoje, em muitos lugares, é usada como forma de punição na educação de crianças e adolescentes.
E uma coisa realmente terrível acontece aqui: mecanismos cerebrais de controle do comportamento individual que foram socialmente aprendidos chegam a ter mais força do que os mecanismos naturais e inatos de controle do organismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário