quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Manipulação Social


O que há em comum entre os partidos políticos, as religiões, as correntes de psicoterapia, os gurus de plantão e os vendedores de qualquer bagulho? Todos estão tentando “me ganhar” o tempo todo, me controlar e legislar sobre o que eu devo ou não fazer da minha vida, do meu corpo, da minha cabeça, do meu coração e, naturalmente, do meu dinheiro.

E tome horário eleitoral gratuito: só existe uma forma decente do país ser governado; portanto vote no nosso partido". E tome programa religioso madrugada adentro: só existe um caminho verdadeiro para se chegar a Deus: - a nossa religião. E tome outdoor em cada esquina da cidade:só o nosso automóvel que pode lhe dar tudo que lhe falta na vida... 
E se eu questiono essas "verdades", ditas de maneira tão absoluta, definitiva e convincente, eles têm sempre os "números de uma pesquisa do lado deles". Está duvidando de nós? Então veja as estatísticas de qual Partido foi o mais votado nas últimas eleições... Está duvidando? Veja o quanto a nossa igreja cresceu em número de adeptos nos últimos tempos... Não acredita? Então veja qual foi o automóvel mais vendido no mundo nos últimos tempos... 

O poder dos números - eis a mágica da pressão de grupo agindo subrepticiamente na minha consciência...  Se há TANTA GENTE acreditando no que nós dissemos, fazemos, pregamos, recomendamos, vendemos, POR QUE VOCÊ DEVERIA SER A EXCEÇÃO? O QUE LHE DÁ O DIREITO DE DUVIDAR DO QUE A MAIORIA PENSA, QUER, FAZ, COMPRA, ACREDITA? QUEM É VOCÊ PARA CONTESTAR A OPINIÃO DA MAIORIA?
O medo de ser rejeitado (pela maioria) faz com que (a maioria) aceite passivamente o que é dito em nome da maioria.  É preciso estar muito centrado e atento para não ser levado pela suposta "opinião da maioria".
É preciso sobretudo me lembrar a todo momento que eu não estou disputando nenhum pleito eleitoral, onde eu tenha que "ganhar" o apoio da maioria para fazer o que eu quero da minha vida. Minhas decisões sobre minha vida são exclusivamente minhas e totalmente da minha alçada. Eu momento nenhum eu devo me colocar dentro de um concurso de popularidade para saber o quanto elas agradam ou desagradam a maioria. 
A boa e velha "filosofia de cavalo em parada de sete de setembro continua sendo a grande - a única saída - contra toda forma de manipulação social: - "cagando, andando e sendo aplaudido... pela maioria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário