quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mito


mito é a forma mais rudimentar de conhecimento e, sua aceitação, de base totalmente irracional, é resultado da pressão do grupo social sobre cada um dos seus indivíduos, pressão essa exercida principalmente com base nos valores, crenças e tradições culturais herdados dos seus antepassados.
mito é aceito por força de pressão grupal, fé cega nos valores, crenças e tradições ou mera "conveniência", dispensando qualquer explicação científica; não carece de nenhuma pesquisa de campo ou demonstração empírica para ser aceito. Muitos indivíduos abrem mão da verdade em favor de mentiras culturalmente aceitas, apenas para "ganhar favores e recompensas" reservadas apenas para os que cumprem as normas sociais (ou para não perderem a sua tranqüilidade, incorrendo na "transgressão" por inaceitação ou não cumprimento dessas normas...)
mito é reforçado pela ignorância, pelo medo, pelo preconceito. E quanto maior a ignorância de seus seguidores, maior a sua força. Essa mesma ignorância, aliás, faz com que os seguidores do mito se tornem seus principais arautos, não hesitando em usar qualquer método para aumentar ao máximo o número de crentes - ou combater os descrentes até a morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário