quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As Três Dimensões da Pessoa Humana


Movimentando-se em 3 dimensões existenciais – a dimensão biológica, a dimensão psicológica e a dimensão sociológica – o ser humano tem uma vida infinitamente mais complexa do que qualquer outro animal do planeta, que vive apenas na dimensão biológica.

Essa dimensão biológica, que o homem compartilha com todos os outros animais, é também a mais concreta de todas. É nessa dimensão que a vida real concretamente acontece. É a dimensão do corpo, que se movimenta, que sente fome, frio, calor, dor e prazer, inclusive o maior de todos que é o prazer sexual.

O corpo existe vinculado a um tempo cronológico: nasce, cresce, amadurece e morre. O corpo é uma estrutura altamente delicada e totalmente perecível.

A  dimensão sociológica também existe segundo um tempo cronológico. É o espaço da cultura, da história, dos papéis sociais, dos vínculos e das interações dos indivíduos nos grupos. Embora seja uma dimensão sinalizada por fatos históricos e fenômenos sociais, políticos e econômicos, acaba sendo uma dimensão altamente abstrata, pois o seu conteúdo é sempre muito mais “simbólico” do que “factual”, muito mais interpretativo e representativo da realidade do que propriamente real.

A dimensão psicológica não se orienta de acordo com o tempo cronológico, mas de acordo com o tempo “kairológico”. Tempo “cronológico”, tão bem representado pela ampulheta, é um tempo seqüencial onde passado, presente, futuro se posicionam em uma ordem total e absoluta, onde cada episódio é irretocável e irreversível sob todos os pontos de vista. Ao contrário do tempo cronológico, o tempo “kairológico” é o tempo do “aqui e agora”. Nele só existe o presente; mesmo o passado e o futuro só existem no presente ou seja, tudo é “presentificado”, independente de qualquer ordem seqüencial. Foi graças à compreensão que os gregos tinham do tempo kairológico que eles puderam inventar o teatro, onde fatos passados e futuros, distantes décadas uns dos outros, são apresentados como instantâneos aqui e agora. Na perspectiva kairológica, passado, presente e futuro são apropriados, reinterpretados e re-inseridos instantaneamente no meu “aqui e agora”.

Embora a experiência de se estar no mundo pertença ao corpo, a dimensão psicológica pode roubar toda a espontaneidade desse ato, re-interpretando de maneira sutil e avassaladora toda e qualquer relação do ser com o estar no mundo.

Por se movimentar num eixo de tempo kairológico, a dimensão psicológica continuamente subtrai o indivíduo da sua própria realidade objetiva para incluí-lo de novo, logo em seguida, com um “toque de consciência”. A dimensão psicológica intelectualiza, raciocina, simboliza, avalia, julga, sente e ressente, fazendo com que o indivíduo “real”, de carne e osso – ou seja, o corpo – se transforme em um indivíduo “virtual” – ou seja, a mente.

A dimensão sociológica fornece o palco e o enredo geral da peça. A dimensão psicológica modela os personagens, ao mesmo tempo que faz e refaz a trama. Abandonada à sua própria sorte, invariavelmente tolhida em seus desejos mais básicos, a dimensão biológica se enquadra, se rende e sofre todos os efeitos da peça teatral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário