terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rita Lee


Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee (São Paulo31 de dezembro de1947) é uma cantoracompositoraatriz e instrumentista brasileira. Ela já vendeu mais de 60 milhões de cópias de discos, sendo a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Por vezes conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
Para os críticos, Rita Lee é uma das artistas que mais influenciaram os músicos do Brasil que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres. Ex-integrande d'Os Mutantes (1968-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978), ela participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade em geral. Desde seu primeiro álbum, Build Up (1970), ela tem emplacado diversas canções nas paradas de sucesso, "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Agora Só Falta Você", "Amor e Sexo", entre outros, embora também tenha criado um álbum comumente visto como fundamental na história do rock brasileiroFruto Proibido (1975), considerado por alguns como sua obra-prima.
Com uma carreira que quase alcança os 50 anos, Rita Lee já tocou com praticamente todos os músicos mais prestigiados do país, de Elis Regina a Cássia Eller. Em 1976, ela começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro de suas mais famosas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. O casal se casou no civil em 1996. Ambos tiveram o filho Beto Lee, também guitarrista, que tem tocado com os pais. Rita Lee também é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.

Biografia Infância/Adolescência

Nascida na capital de São Paulo, Rita Lee é a filha mais nova de Charles Fenley Jones, que era descendente de imigrantes norte-americanos e de Romilda Padula Jones, filha de italianos. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones.
O Lee não é sobrenome da família, e ficou como um nome composto em Rita e suas irmãs. Ele foi dado pelo pai das meninas, Charles, em homenagem ao general americano Robert Edward Lee, o famoso General Lee, figura de grande destaque em guerras sulistas nos EUA.[10]
Rita nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, onde viveu por muitos anos, até o nascimento de seu filho. O bairro é especial a Rita, já que lá ela tem uma grande parte de todas as melhores lembranças de sua vida.[11].
Ela foi educada no colégio francês paulistano Liceu Pasteur, e hoje fala fluentemente português, inglês, francês, espanhol e italiano. Também chegou a cursar Comunicação Social na Universidade de São Paulo em 1967, na mesma turma da atriz Regina Duarte, mas deixou a universidade durante o primeiro período.
Durante a infância, teve aulas de piano com a musicista clássica Magdalena Tagliaferro. Não pensava em ser cantora de rock e sim ser atriz de cinema ou veterinária.[12]
Na adolescência passa a se interessar por música e começa a se apresentar em escolas da região como componente do Tulio's trio.[13] Em1963, forma um conjunto com mais duas garotas, as Teenage Singers (Cantoras Adolescentes), que participam de shows e de festas colegiais. No ano seguinte elas conhecem um trio masculino, Wooden faces. Os dois grupos se juntam, formando o Six Sided Rockers, banda que depois se chamará O'Seis,[14] que chega a gravar um disco compacto com duas músicas. Com a saída de três componentes, sobram Rita, Arnaldo e Sérgio que passam a se chamar Os Bruxos. Por sugestão de Ronnie Von, o grupo passou a chamar-se Os Mutantes.

[editar]Carreira/Casamento/Filhos

Entre 1966 e 1972 foi, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, integrante da banda Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão, além de performances bissextas no sintetizador, no banjo e manipulando bizarrices como um gravador portátil (na música Caminhante Noturno) e uma bomba de dedetização (em Le Premier Bonheur du Jour) e sendo letrista. Em 1967, a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), na apresentação da canção antológica Domingo no Parque. Rita gravou seis discos com a banda, entre 1968 e 1972, e foi casada com o companheiro de banda, Arnaldo (o divórcio seria assinado somente em 1977).
As suas primeiras influências foram Elvis PresleyNeil SedakaPaul AnkaPeter, Paul and MaryBeatlesRolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby PeixotoÂngela MariaTito Madi e João GilbertoEmilinha BorbaCarmen MirandaDalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais.[14]
Rita gravou dois discos-solo, acompanhada dos componentes dos Mutantes. Build up (1970), era a trilha sonora de um show que Rita fez exclusivamente para uma edição da Fenit (feira de moda de São Paulo) - deste disco saiu seu primeiro hit solo, José (versão de Nara Leão para o hino francês "Joseph"). Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida (1972), foi lançado com o seu nome pois Os Mutantes já tinham lançado disco naquele ano.
Rita sai dos Mutantes neste mesmo ano. Dentre distintas histórias e controvérsias, ela alega que seus companheiros achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda.
Depois de um curto período de depressão, formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo folk rockAs Cilibrinas do Éden,[15][16]cuja única gravação, ao vivo, no festival Phono 73, foi lançada recentemente, mais de 35 anos depois. Uma das músicas da dupla daria origem ao hit Shangrilá, em 1980.
Rita e Lúcia desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti.[16] Rita, além de cantar, tocava pianosintetizadorgaita e violão. Conseguem um contrato com a gravadora Phillips, mas esta exige que o grupo assine como Rita Lee & Tutti-frutti. Durante a gravação do primeiro disco, "Atrás do Porto tem uma Cidade", Lúcia Turnbull deixa o grupo. Deste disco saem os hits Menino Bonito, "Mamãe Natureza" e "Ando Jururu".
Mas é com o disco Fruto Proibido, de 1975 na Som Livre, que Rita alcança a consagração nacional, com vários sucessos como Agora só falta vocêEsse tal de roque enrow e especialmente Ovelha negra.[16] Fruto Proibido, considerado uma obra prima do rock nacional, torna-se uma espécie de manual para fazer-se rock em português.
Em 1976 lança o álbum "Entradas e Bandeiras". Devido a um estresse, Rita ficou afastada do processo de mixagem deste disco, fato que ocasionou um som mais pesado com a nítida predominância da guitarra de Carlini. Apesar de sua excelente qualidade, este LP não fez tanto sucesso quanto o seu antecessor, a não ser pelas canções "Coisas da Vida" e "Corista do Rock", as quais tiveram um moderado sucesso.
No mesmo ano conhece o músico carioca Roberto de Carvalho e inicia uma parceria musical/amorosa de sucesso, que segue até os dias atuais.[16].
Em agosto de 76, na sua primeira gravidez e morando com Roberto, foi presa por porte e uso de maconha.Na verdade, esse episódio, que foi um dos mais truculentos da ditadura militar, foi mais um ato do regime com a finalidade de “servir de exemplo a juventude da época”, já que a cantora alegou que tinha deixado de usar por causa da gravidez e que a droga encontrada seriam restos usados por amigos e frequentadores da casa. Mesmo assim, Rita foi condenada e ficou um ano em prisão domiciliar, precisando de permissões especias do juiz para sair de casa e fazer shows. Abalada e sem dinheiro, compôs com Paulo Coelho a polêmica “Arrombou a festa”, música que criticava o cenário da MPB da época. O compacto com essa faixa bateu recordes de venda do pop/rock brasileiro com 200 mil cópias vendidas.
Com o namorado definitivamente incorporado à banda, Rita fica livre da prisão domiciliar, e mesmo grávida, sai em turnê com Gilberto Gil.Refestança foi registrado em disco, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show.
Com Roberto, Rita dá à luz ao seu primeiro filho, Beto Lee em 1977, seguido por João em 1979, e Antônio em 1981.
Em 1978 lança LP "Babilônia", álbum este que traz hits como “Jardins da Babilônia” e “Miss Brasil 2000”. Tendo sido considerado por muitos como o último disco puramente de rock de Rita, depois do lançamento deste a banda se desfez. O nome "Tutti Frutti" foi registrado por um dos integrantes, que queria obrigar a saída de outro. Rita reformulou a banda e colocou na estrada o show “Rita Lee & Cães e Gatos”, nome dado devido às brigas internas durante os ensaios. Esse show deu origem a um dos primeiros álbuns piratas do Brasil, hoje, artigo de colecionador.


Mulher 80

Desde a década de 1960, quando surgiram os Festivais de Música Popular Brasileira até o final da década de 1980, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos musicais, apresentando novos e conhecidos talentos, eles registravam índices recordes de audiência. Rita Lee participou do especial Mulher 80 (Rede Globo1979), um desses momentos marcantes da televisão. O programa, dirigido por Daniel Filho, exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a 'Mulher' e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional. Os discos lançados a seguir tornam-se sucesso de público e crítica: "Rita Lee" (1979), com oshits "Mania de Você", "Doce Vampiro", "Chega mais"; "Rita Lee" (1980) com "Lança Perfume", "Baila Comigo", "Caso Sério", "Nem luxo nem lixo"; "Saúde" (1981) sucesso com a faixa título, "Banho de Espuma", "Mutante", "Atlântida"; "Rita Lee e Roberto de Carvalho"(1982), com "Flagra", "Só de Voce", "Barata Tonta". O disco de 1984 "Bombom" foi mal recebido pela crítica, mas teve os hits "Desculpe o Auê" e "On the Rocks". Já o disco de 1985 foi aclamado pela crítica, mas não fez tanto sucesso quanto os anteriores junto ao público. Desde disco são "Vírus do Amor", "Ieieie", "Glória F". No fim da década de 1970 e durante todos os anos 80, influenciados pela Disco Music,[17] Rita e Roberto emplacam sucesso após sucesso nas paradas. Os discos são gContudo, Rita ainda passa por intervenções cirúrgicas na época: uma devido a calos nas cordas vocais e outra na face, devido a um acidente de carro.
Depois do rompimento de seu contrato com a Som Livre, em 1986, Rita dedica-se, com a parceria do amigo escritor Antonio Bivar, a um programa de rádioRádio Amador, que escreve e apresenta, adotando o nome Lita Ri, e interpreta vários personagens.

[]Anos 1990

Em 1991, Rita separa-se temporariamente de Roberto de Carvalho, profissionalmente, e inicia a bem-sucedida turnê voz-e-violão Bossa 'n' Roll, seguida do disco Rita Lee, dedicado a um rock'n'roll mais purista. O casal só viria a dividir o palco novamente em 1995.
Rita teve seu nome envolvido com drogas durante muito tempo. Experimentou maconhamescalina e LSD no final dos anos 60. Na década de 1980, interna-se em uma clínica de reabilitação devido a uma combinação de uso de drogas e stress (já havia sido hospitalizada por estafa no início dos anos 70, e voltou a ser internada pelo mesmo motivo em 2004). Em 1995, pouco antes de abrir o primeiro show dosRolling Stones em solo brasileiro, deu entrada no hospital por overdose, e no ano seguinte, sob efeito de barbitúricos, sofreu uma queda da varanda no segundo andar de seu sítio, esfacelando seu côndilo maxilar e tendo que passar por uma cirurgia para colocação de pinos de titânio. Os médicos teriam dito que, após o acidente, ela jamais voltaria a cantar. Contudo, depois da cirurgia bem-sucedida e diante da possibilidade de retomar sua carreira, Rita teria se comprometido a largar as drogas, o que, segundo uma declaração da cantora ao programa Fantástico (Rede Globo), só fez totalmente em janeiro de 2006, depois de procurar ajuda em um hospício.
Rita mesmo com muitos problemas com abuso de drogas e álcool e por mais que vivesse no mundo das drogas, bebida e música praticamente 24 h por dia, seus filhos sempre disseram que Rita foi muito responsável como mãe: Pagava as contas em dia, como a escola, mesmo dormindo de madrugada, bêbada e drogada, dava a comida dos filhos e os colocava para estudar. Por causa disso, os filhos de Rita não tem do que se queixar em relação a mãe, e eles não bebem, pois sabem o que é ter uma mãe sofrendo em tentar largar vícios, mas Rita procurou ajuda e se curou, mostrando que com força de vontade é possível se livrar da dependência química e álcool.[18] Entre 1986 e 1992, escreveu quatro livros infantis, tendo como protagonista o rato cientista Dr. Alex. É adepta do vegetarianismo.[19]

[editar]Televisão

Rita participou das novelas globais Top ModelVamp e recentemente no remaker de "Ti,ti,ti". Em Top Model, escrita por Wálter Negrão eAntônio Calmon, Rita era Maria Regina, a Belatrix, uma das ex-mulheres do surfista Gaspar, interpretado por Nuno Leal Maia. Em Vamp(também escrita por Calmon), Rita era a roqueira-vampira Lita Ree, amiga da protagonista Natasha, personagem de Cláudia Ohana. Em show fictício, dentro da novela, Cláudia e Rita, Natasha e Lita respectivamente, cantaram juntas o grande sucesso Doce Vampiro. Rita teve um programa na MTV Brasil em 1991 intitulado "TVLeeZão". Também participou de Sai de Baixo, em um dos episódios de Natal do programa.
Rita Lee cantou a música de abertura da novela A Próxima Vítima (telenovela)Vítima

[]Dias atuais

Em Dezembro de 1996, Rita casa-se legalmente com Roberto de Carvalho, passando a assinar Rita Lee Jones Carvalho e, em 1998, lança seu Acústico MTV, sucedido por mais três discos de estúdio, 3001, que tornou um especial de fim de ano na Rede Bandeirantes. O show apresentou vários hits do novo CD como Você VemErva Venenosa (versão de Poison Ivy do The Coasters) e O Amor Em Pedaços. O especial 3001 contou com as participações de Caetano VelosoZélia DuncanPaula Toller e Pato Fu. Considerado uma "máquina do tempo musical", 3001 é nomeado como o "Melhor Disco de Rock" no Grammy Latino de 2001. Logo após o sucesso de 3001, Rita Lee grava um CD com releituras de clássicos dos Beatles. O CD é lançado como Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar. No exterior o nome é mudado paraBossa'n Beatles. A roqueira então inicia a turnê Yê Yê Yê de Bamba, percorrendo todo Brasil e alguns países da América Latina. Em 2002, passa a co-apresentar o programa de televisão Saia Justa, no canal pago GNT. Rita já havia tido experiências na área ao comandar o programa TVLeeZão na MTV, em 1990.
Em 2003, a cantora grava o CD Balacobaco pela gravadora Som Livre. O disco, produzido por Roberto de Carvalho, é composto por 11 faixas inéditas e é descrito pela crítica como "o melhor disco de Rita Lee nos últimos 10 anos" e transforma-se imediatamente em mais um sucesso na carreira da cantora. Em pouco mais de um mês de lançamento Balacobaco é disco de Ouro. Rita emplaca nas rádios com a música Amor & Sexo e faz sucesso na novela global Senhora do Destino com Tudo Vira Bosta. No ano seguinte, Balacobaco é indicado aoGrammy Latino 2004 na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.
Depois do belo, independente e bem sucedido 'Balacobaco', acontece em São Paulo, em 2004, a gravação do CD e DVD MTV Ao Vivo, seu 32° disco. Em menos de um mês, Rita Lee recebe Disco de Ouro por esse novo trabalho. O show é composto por 22 músicas, sendo 20 gravadas para o DVD e 14 para o CD. Esse trabalho é também composto por várias músicas inéditas como Meio FioQuando Te Vejo (The More I See You) e Coração Babão. Mas Baila ComigoDoce VampiroCaso Sério e Ovelha Negra entre outros clássicos não foram deixados de fora. Zélia Duncan e Pitty são as convidadas especialíssimas de Rita em Pagu e Esse Tal de Roque Enrow respectivamente. Como seu antecessor, MTV Ao Vivo é indicado ao Grammy Latino 2005 na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.
De setembro a dezembro de 2005, comandou, ao lado do marido, o talk-show Madame Lee no canal pago GNT (Globosat).
No final de 2005, Rita tornou-se avó pela primeira vez. Sua neta Izabella, filha de Beto Lee, ocupou boa parte do seu ano de 2006. Apesar disso, nesse ano Rita estreou uma mini-turnê que percorreu pequenas cidades de interior e tinha como objetivo testar o repertório da turnê que pretende fazer em 2007 como comemoração aos seus 40 anos de carreira. No especial de Roberto Carlos da Rede Globo de 2008, a cantora faz uma participação especial com um "pot pourri" de seus sucessos Papai Me Empresta o CarroFlagraMania de Você e Baila Comigo.
Em 2008, a cantora se dedicou à turnê PicNic, fazendo shows pelo Brasil. No início de 2009, é gravado no Rio de Janeiro o CD e DVDMultishow Ao Vivo, que no mesmo ano é indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.
Em 2010, Rita inicia sua nova turnê, ETC., que estreia em Belo Horizonte, na qual Rita canta sucessos que ficaram fora de seu repertório por bastante tempo como AtlântidaVírus do Amor e Luz del Fuego. A cantora também apresenta no show um número em homenagem aMichael Jackson, com a ajuda de Nikki Goulart, um dublê do cantor. Rita atualmente faz shows pelo Brasil, passando por cidades como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Em maio de 2010, Rita Lee é convidada pelo diretor global Jorge Fernando para regravar seu sucesso de 1985, TiTiTi. A música foi usada na abertura do remake da novela Ti Ti Ti no horário das 19 horas. Ainda em Dezembro de 2010, Rita Lee anuncia em seu site oficial a Tour "Os Reis do Rock" com Erasmo Carlos, com estreia prevista para maio de 2011, um cantará músicas do repertório do outro além de homenagear Raul Seixas, apresentarão clássicos do rock mundial.
No Twitter, mídia largamente utilizada por Rita Lee em 2010, ela anunciou em 6 de janeiro de 2011: "Minha ausência no tuitz é pq estamos gravando dois projetos ao mesmo tempo: um disco só de músicas inéditas e Bossa'n Movies, dando sequência à série."
Em 22 de janeiro, Rita anuncia aposentadoria de shows, devido à sua fragilidade física.“Me aposento dos shows, mas da música nunca”, explicou."Saio de cena absolutamente 'paixonadacocês'". disse Rita no seu Twitter. Os Cd's já gravados 'Reza' de inéditas e o 'Bossa'n Movies' (Da trilogia 'Bossa'n Roll' 1991 e 'Bossa'n Beatles (Aqui, Ali em qualquer lugar de 2001) tem seu lançamento programado para Março/2012.


[]Sucessos

Em seus 45 anos de carreira, Rita Lee gravou vários sucessos que emplacaram nas rádios e tocam até hoje: Agora Só Falta VocêCoisas da VidaEsse Tal de Roque EnrowMenino BonitoOvelha NegraMiss Brasil 2000Luz del FuegoArrombou a FestaJardins da Babilônia,Eu e Meu GatoAgora é ModaChega MaisMania de VocêDoce VampiroLança PerfumeSaúdeFlagraÔrra MeuAtlântidaPega RapazBwanaObrigado NãoErva Venenosa (Poison Ivy)Desculpe o AuêPaguOn The RocksNem Luxo Nem LixoVítimaPapai Me Empresta o CarroMamãe NaturezaTodas as Mulheres do MundoCor de Rosa ChoqueBanho de EspumaMutanteAlô! Alô! Marciano,Corre-CorreCom a Boca No MundoBaila ComigoCaso SérioMinha Vida (In My Life)Vírus do AmorPerto do FogoAmor e Sexo e Tudo Vira Bosta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário