terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Champs-Élysées


Avenue des Champs-Élysées : pronúncia a, em portuguêsAvenida Campos Elísios) é uma prestigiada avenida de Paris, naFrança. Com os seus cinemascafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores decastanheiros-da-índia, a Avenue des Champs-Élysées é uma das mais famosas ruas do mundo e com aluguéis que chegam a  1,1 milhão (USD 1,5 milhão) por ano, por 92,9metros quadrados de espaço, ela continua a ser a segunda avenida mais cara em imóveis em toda a Europa, tendo sido recentemente (em 2010) ultrapassada pela Bond Street, em Londres.[1][2][3] O nome em francês Campos Elísios, faz referência ao lugar dos mortos na mitologia grega.
Avenue des Champs-Élysées é conhecida na França como La plus belle avenue du monde ("A avenida mais bela do mundo ").[4] A chegada de lojas de redes globais nos últimos anos tem mudado notavelmente o seu caráter e, em um primeiro esforço para conter essas mudanças, a cidade de Paris (que tem chamado esta tendência de "banalização") decidiu, em 2007, proibir a multinacional sueca H&M de abrir uma loja na avenida.[3] Em 2008, porém, a cadeia de vestuário estadunidense Abercrombie & Fitchconseguiu abrir uma loja.[


A avenida tem 71 metros de largura por 1,9 km de comprimento, iniciando-se na Place de la Concorde, junto ao Obelisco de LuxorMuseu do Louvre e Jardins das Tulherias,[6]e segue a orientação sudeste-noroeste e termina na praça Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo. O prolongamento para noroeste na direcção do Grande Arco de la Défense é efetuado pela Avenida de la Grande Armée. Situa-se no 8º arrondissement de Paris, a noroeste da cidade.[]
Descrição

A avenue des Champs-Élysées forma o Eixo histórico de Paris.
Um dos principais destinos turísticos em Paris, a parte inferior da Champs-Élysées é delimitada por edifícios como o Théâtre Marigny e oGrand Palais (que contém o Palais de la Découverte). O Palácio do Eliseu é um pouco ao norte, mas não na própria avenida. Mais a oeste, a avenida está alinhada com cinemas, cafés e restaurantes, e lojas especializadas de luxo. A Champs-Élysées termina no Arco do Triunfo, construído por Napoleão Bonaparte para homenagear suas conquistas.
Esta avenida é servida pelos metrôs: ConcordeCharles de Gaulle - Étoile, Champs-Élysées - ClemenceauFranklin D. Roosevelt et George V.

[]História

Os primeiros projectos de construção de uma grande avenida em linha recta no que é hoje o Champs-Élysées datam de 1667, peloarquitecto Le Nôtre. A avenida foi sendo prolongada ao longo do século XVIII. É actualmente o local dos grandes desfiles patrióticos franceses, como o de comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário